Quando comecei a usar o Twitter pra valer, eu me sentia perdido no meio de tantos símbolos e de uma linguagem toda peculiar. Percebendo que essa dificuldade é geral entre os novatos, resolvi fazer um guia para os iniciantes. Mas lembrem-se sempre de que:
Agora que vocês já foram devidamente avisados, vamos ao que interessa. O Twitter é considerado uma plataforma de microblogging e também uma rede social, onde os usuários enviam atualizações pessoais em um espaço limitado a 140 caracteres. As atualizações são chamadas de tweets e aparecem no perfil do usuário e de seus seguidores. Os seguidores, também chamados de followers, são as pessoas que seguem um determinado usuário. Parece complicado, mas não é. Os following me, são os usuários que eu sigo e os followers são os usuários que me seguem.
Existem diversas formas de se usar o Twitter: pelo site direto, através de programas para computadores, extensões para Firefox e aplicativos para celulares. No site, os recursos são mais limitados, mas é uma boa forma de começar.

Na página inicial (home) podemos ver, à esquerda, os updates (atualizações) das pessoas que seguimos e a caixa para escrever os próprios tweets. À direita temos a foto do perfil, os números de following me, followers e updates. Mais abaixo teremos:
os replies, que são as respostas que recebemos de nossos amigos
as direct messages: são as mensagens ocultas (só o destinatário lê)
favorites : tweets que marcamos com estrelas
everyone: atualizações de qualquer usuário
following: avatares das pessoas que seguimos
Para responder a uma atualização, precisamos passar o mouse sobre ela e encontrar uma setinha que fica à direita; irá aparecer a mensagem reply to (nome do amigo) e na caixa de texto aparecerá uma arroba (@) na frente do nome dele. Vejam as imagens:

Uma nova moda entre os twitteiros é o re-tweet ou RT. Trata-se de uma forma de enviar a todos os seguidores um tweet recebido. Por exemplo, eu achei a notícia sobre a Telefônica relevante (:P) e resolvi enviar para todos os meus seguidores. Pelo site, tenho que escrever RT:@monthiel e copiar o texto dele.


No TwitterFox – add-on para Firefox - é só clicar com o botão direito sobre o tweet a ser re-tuitado e ele aparecerá na caixa de texto. Daí é só enviar.
Como o espaço é pequeno, as urls sempre serão encurtadas automaticamente através do Tiny URL . O Johnny Ken criou o migre me, que faz a mesma coisa, mas é 100 % nacional e ainda mostra um ranking dos tweets mais clicados e re-tuitados.
Existem também as tags (marcadores) que são antecedidas por um sinal #. Exemplos: #bjsmeliga #comofaz #medo #prontofalei #cparty e por aí vai. Para procurar uma pessoa ou uma tag específica, basta clicarmos em search que, no site, fica no final da página. Para mexer nas configurações do Twitter, é só clicar em settings que aparecerá esta janela: Em picture, podemos alterar a foto e, em design, o plano de fundo e as cores da página. Quando o Twitter fica instável, aparece uma baleia sendo puxada por vários passarinhos - o que levou os twitteiros a utilizarem o termo baleiando para qualquer serviço web que não esteja funcionando bem. Criativo, não? Com o tempo a gente se acostuma. Caso vocês queiram aprender a conjugar o verbo twittar, dirijam-se ao Usuário Compulsivo. Para escolher o melhor app (aplicativo) para o iPhone, dirijam-se ao App Store Blog. Eu uso o Tweetie (mais completo, só que é pago); para quem deseja um gratuito, recomendo o TwitterFon.
0 comentários:
Postar um comentário